Para perder peso, troque alimentos com alto teor de gordura, como batatas fritas, por opções naturalmente com baixo teor de gordura, à base de vegetais, como vegetais.

Tentar uma dieta sem adição de gorduras ou produtos de origem animal pode ser uma maneira de impulsionar seus esforços para perder peso.

Outra maneira é usar produtos que acelerem o processo de perda de peso, como as cápsulas do detox caps.

O preço do detox caps é um dos melhores do mercado, além de ser altamente eficaz na perda de peso e desintoxicação do organismo.

Em um estudo publicado em novembro de 2020 no JAMA Network Open, comer dessa forma ajudou a ter sobrepeso e obesidade pessoas perderem uma média de 5,9 kg em 16 semanas.

O estudo designou aleatoriamente 244 indivíduos com sobrepeso e obesos para iniciar uma dieta vegana com baixo teor de gordura ou ingressar em um grupo de controle que não fez alterações dietéticas.

Pessoas com dieta vegana assistiam a aulas semanais com demonstrações de culinária e apoio nutricional, e eram incentivadas a consumir vegetais, frutas, grãos e legumes, evitando o acréscimo de gorduras e produtos de origem animal.

Enquanto os participantes de ambos os grupos consumiram menos calorias durante o teste de 16 semanas do que antes do início do experimento, as pessoas com dieta vegana conseguiram reduzir em média 355 calorias diárias a mais do que as pessoas do grupo de controle.

É provável que as pessoas perderam mais peso em parte porque consumiram menos alimentos com alto teor de gordura e calorias e em parte porque substituíram produtos de origem animal por refeições vegetais mais saudáveis, diz a autora do estudo, Hana Kahleova, MD, PhD , diretora de pesquisa clínica no Comitê de Médicos pela Medicina Responsável em Washington, DC.

“Eliminar alimentos ricos em gordura e colesterol é uma parte, e a outra é substituir esses alimentos por alimentos vegetais ricos em fibras e antioxidantes”, diz o Dr. Kahleova.

“Ambos desempenham um papel importante na melhoria da saúde cardiometabólica.”

Os chamados fatores de risco cardiometabólico, como níveis de açúcar no sangue, níveis de colesterol e pressão arterial, podem indicar o risco de ter eventos como um ataque cardíaco ou derrame.

Pessoas com dieta vegana no estudo reduziram três fatores de risco principais: eles melhoraram a sensibilidade à insulina, ou a facilidade com que o corpo converte açúcares em energia; eles aceleraram o metabolismo pós-refeição; e reduziram a quantidade de gordura acumulada dentro das células.

“Nosso estudo mostrou que essa dieta aborda os mecanismos subjacentes por trás da obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares , tudo ao mesmo tempo”, diz Kahleova.

Uma limitação do estudo é que os participantes prepararam suas próprias refeições e usaram diários alimentares para rastrear o que consumiram, sendo que ambos podem não ser indicações confiáveis de quão rigorosamente as pessoas seguem uma dieta vegana de baixo teor de gordura.

Também não está claro a partir do estudo como esse tipo de dieta pode afetar a perda de peso a longo prazo.

Estudos anteriores mostram benefícios para a saúde da dieta vegana

A Academia Americana de Nutrição e Dietética (AAND) emitiu diretrizes em dezembro de 2016 recomendando dietas veganas, vegetarianas e outras dietas baseadas em vegetais como uma forma de reduzir o risco de obesidade, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

Seguir uma dieta vegana, que exclui carne e peixe, bem como produtos de origem animal como ovos e leite e, em alguns casos, mel, pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 29%, reduzir o risco de diabetes em 62% e diminuir o risco de câncer em 18 por cento, de acordo com as diretrizes da AAND.

“Uma dieta vegan baixo teor de gordura pode ser útil em termos de promoção da saúde e prevenção da doença, independentemente do se você estiver com sobrepeso, obesas ou extremamente obesos”, diz Vandana Sheth, RDN, dona de uma clínica privada em Los Angeles e autor de My Mesa indiana: Receitas vegetarianas rápidas e saborosas .

“Pode ser eficaz para perda de peso, mesmo entre aqueles que têm apenas alguns quilos a perder ou estão apenas ligeiramente acima do peso”, diz Sheth, que não estava envolvido no estudo atual.

E um estudo anterior  publicado na Diabetes Care sugeriu que uma dieta vegana pode ser mais eficaz para a perda de peso do que outras formas de alimentação.

Este estudo examinou o índice de massa corporal (IMC) e hábitos alimentares de mais de 22.000 homens e mais de 38.000 mulheres.

Os veganos tinham o IMC médio mais baixo – 23,6 – bem na faixa de 18 a 24,9, que é considerado um peso normal ou saudável.

Todos os grupos com outros tipos de dieta tinham IMC médio dentro da faixa de sobrepeso de 25 a 29,9: vegetarianos que comiam laticínios e ovos tinham um IMC médio de 25,7; vegetarianos que comiam peixe tinham um IMC médio de 26,3; e os não vegetarianos tinham um IMC médio de 28,8.

Como fazer a transição para uma dieta baseada em vegetais

Se a ideia de comer um peru frio e cortar toda a carne, peixe, queijo e ovos da dieta de uma vez parece impossível, faz sentido começar com mudanças menos drásticas, dizem os especialistas em saúde.

“Eu esperaria que muito poucos pacientes estivessem dispostos a mudar de uma dieta onívora para uma dieta vegana”, disse J. David Spence, MD, diretor do Centro de Pesquisa de Prevenção e Aterosclerose de Derrame no Instituto de Pesquisa Robarts em Londres, Ontário, Canadá.

Em vez disso, pode ser mais fácil se concentrar em seguir uma dieta mediterrânea que inclui muitos aspectos de uma dieta baseada em vegetais: alta ingestão de frutas e vegetais, grãos inteiros, legumes e nozes, diz o Dr. Spence, que não estava envolvido com o estudo.

Este tipo de dieta também enfatiza peixes e proteínas magras em vez de carne vermelha e processada.

Comer dessa maneira pode ajudar a construir hábitos mais saudáveis com o tempo, mesmo que as pessoas não se tornem completamente veganas, diz Samantha Heller, RDN, nutricionista do Centro Médico Langone da Universidade de Nova York, na cidade de Nova York.

“Na minha experiência, quando os pacientes passam a comer menos alimentos altamente processados , seus desejos por comida tendem a diminuir com o tempo, então eles são menos propensos a consumir em excesso lixo e fast food e doces”, diz Heller, que não estava envolvido no estude.

Se você quiser se tornar vegano ou tentar eliminar um pouco de carne de sua dieta , isso pode funcionar melhor e ser mais sustentável com o tempo se você começar devagar, Heller aconselha.

Isso pode significar fazer refeições sem carne ou queijo apenas alguns dias por semana, ou substituir seu sanduíche de bacon, ovo e queijo por um burrito de tofu mexido.

Em vez de focar no que sua dieta é chamada ou se ela é estritamente vegana, você deve se concentrar em consumir frutas, vegetais, grãos inteiros e feijão, e incorporar todas as cores do arco-íris de alimentos frescos e integrais , diz Kahleova.

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