Diabéticos podem comer frutas? Descubra conosco!

Comer frutas é uma maneira deliciosa de satisfazer a fome e atender às necessidades nutricionais diárias.

No entanto, a maioria das frutas contém açúcar. Isso levantou questões sobre se as frutas são adequadas para pessoas com diabetes.

O diabetes é uma condição crônica, mas controlável, em que o corpo luta para controlar os níveis de açúcar no sangue.

As frutas são perigosas para pessoas com diabetes? Este artigo irá sugerir frutas para comer e evitar se você tiver diabetes, bem como examinar a relação entre frutas e açúcar no sangue.

Vale ressaltar também que as frutas auxiliam no emagrecimento saudável.

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Vamos ao artigo:

Lista de frutas para diabéticos

Pessoas com diabetes podem comer frutas.

Abaixo está uma lista de frutas divididas pelo índice GI, conforme relatado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Frutas de baixo IG e GL

Algumas frutas têm IG abaixo de 55 e GL abaixo de 10, inclusive.

  • maçãs
  • abacates
  • bananas
  • bagas
  • cerejas
  • Toranja
  • uvas
  • kiwi
  • nectarinas
  • laranja
  • pêssegos
  • peras
  • ameixas
  • morangos

Frutas com IG médio (IG de 56 a 69)

Uma fruta com IG entre 56 e 69 é considerada um alimento de IG médio. Todas as frutas listadas abaixo ainda têm níveis de GL abaixo de 10.

  • melão de mel
  • figos
  • mamão
  • abacaxis

Frutas de alto IG

Frutas com IG superior a 70 têm IG alto e CG superior a 20 é CG alto. Embora seja seguro comer com diabetes, é importante comer grandes quantidades de frutas com IG inferior.

  • datas (alto GL)
  • melancia (baixo GL)

Frutas e diabetes

A American Diabetes Association (ADA) informa que qualquer fruta pode ser consumida por uma pessoa com diabetes, desde que essa pessoa não seja alérgica a uma determinada fruta.

Uma meta-análise publicada em 2014 no British Medical Journal descobriu que maior ingestão de frutas estava significativamente associada a um menor risco de diabetes tipo 2 .

O preparo da fruta, entretanto, pode afetar o açúcar no sangue. Frutas frescas ou congeladas são melhores do que frutas processadas direto de uma lata ou frasco, como compota de maçã e frutas em lata. As frutas processadas também incluem frutas secas e sucos de frutas.

Pessoas com diabetes devem comer alimentos processados com moderação ou evitá-los completamente. O corpo absorve frutas processadas mais rapidamente, levando a níveis mais elevados de açúcar no sangue. O processamento de frutas também remove ou reduz os níveis de certos nutrientes essenciais, incluindo vitaminas e fibras.

O Instituto Nacional de Doenças do Diabético e Digestivo e Renal (NIDDK) recomenda que as pessoas com diabetes evitem sucos de frutas ou frutas em lata com adição de açúcar.

As misturas de frutas, como vitaminas, também têm alto teor de açúcar e são absorvidas mais rapidamente, levando a picos mais elevados de açúcar no sangue.

O que é o índice glicêmico?

Para uma pessoa com diabetes, uma forma de selecionar frutas seguras e adequadas e outros alimentos ricos em carboidratos é verificar o índice glicêmico (IG).

GI é uma classificação dos alimentos em uma escala de 1 a 100. A pontuação indica a rapidez com que o alimento pode elevar os níveis de açúcar no sangue.

Os alimentos com IG alto são absorvidos mais rapidamente do que os alimentos com IG médio ou baixo.

A carga glicêmica (CG) leva em consideração o IG de um alimento mais o número de carboidratos em uma porção. A GL pode ser uma forma mais precisa de avaliar como os alimentos afetam o controle do açúcar no sangue ao longo do tempo. Alimentos com baixo IG e baixo CG são melhores para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

As pessoas podem se surpreender ao saber que muitas frutas têm baixo índice glicêmico. As pessoas digerem vegetais com amido, como batatas e grãos, mais rapidamente, portanto, têm um índice GI mais alto.

Quanto mais tempo um alimento rico em carboidratos é cozido, maior o valor de IG. Gordura, teor de fibra e carboidratos refrescantes após terem sido transformados em amidos resistentes por meio do cozimento podem reduzir drasticamente os valores de IG.

Benefícios para diabéticos

As frutas desempenham um papel fundamental em ajudar as pessoas com diabetes a se sentirem saciadas e a absorver o açúcar lentamente.

Comer fibra suficiente desempenha um papel importante no controle do diabetes.

Uma dieta rica em fibras solúveis pode retardar a absorção de açúcar e controlar seus níveis no sangue. Muitas frutas são ricas em fibras, especialmente aquelas com casca ou polpa incluídas.

Muitas frutas enchem por causa de seu alto teor de fibra e água.

Dietas contendo frutas e vegetais suficientes podem reduzir o risco de obesidade, ataque cardíaco e derrame. A obesidade tem sido associada ao diabetes tipo 2.

As frutas são ricas em fibras e nutrientes, por isso são uma boa opção no planejamento das refeições. Frutas que foram processadas, como compota de maçã e sucos de frutas, tiveram suas fibras removidas e devem ser limitadas.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são saborosas quando comidas cruas e também podem ser cozidas em uma compota para fazer farinha de aveia ou carne.

Coloque frutas inteiras frescas ou congeladas em uma panela com uma ou duas colheres de sopa de água. Cozinhe em fogo médio ou baixo até que os frutos se quebrem em um molho espesso.

Uma porção é meia xícara.

Maçãs

As maçãs são uma fruta saborosa e popular.

As maçãs são uma fruta popular. São deliciosos crus para um lanche ou sobremesa. Quando cozidas, as maçãs têm um sabor mais profundo, tornando-as favoritas em sobremesas cozidas quando temperadas com canela ou gengibre .

Uma receita do ADA sugere marinar as maçãs em uma pequena quantidade de mel e temperos e depois cozinhá-las na grelha. Para finalizar, enrole as maçãs em nozes ou nozes amassadas.

Embora ainda contenha mel, esta é uma alternativa mais saudável para muitos produtos assados à base de maçã.

Abacate

Os abacates são ricos em gordura, mas contêm gordura monoinsaturada, o tipo de gordura benéfica para o corpo.

São consumidos crus e podem ser servidos fatiados, em molhos ou como guacamole. Os abacates são fáceis de preparar cortando-os ao meio em volta do caroço. Descarte o caroço e amasse o abacate.

Adicione ervas e vegetais a gosto. Limão ou limão também podem ser adicionados ao abacate para um reforço cítrico.

E então, gostou das nossas ideias sobre o uso de frutas na alimentação do diabético?

Sabia do poder desintoxicador que as frutas possuem?

Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje?

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Até a próxima!

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